Gent: Graslei e Korenlei

"Gent não tem canais como os de Bruges" ou "Gent tem mais que os canais de Bruges"? Ambas correspondem à verdade no melhor sentido que podem ter. As duas cidades completam-se.
Tal como Bruges, Gent foi uma das mais importantes cidades europeias no século XV, mas esta cresceu e modernizou-se, tendo hoje serviços, emprego e vida muito para lá do turismo. Acabado de sair maravilhado de Bruges, não podia deixar de comparar as duas cidades, mas essa comparação não deve ser feita de forma depreciativa, mas antes procurando o melhor de cada uma. Como escrevi antes, Gent é para estudar, para trabalhar, para viver, e Bruges é para visitar.

O coração da animação e dinamismo da cidade está nas margens no rio Lys, em Korenlei e Graslei, as margens entre a Grasburg e a Sint-Michielsburg (burg=ponte).

Cheguei a Gent na tarde de sexta-feira e às margens do rio Lys pela primeira vez no final da mesma tarde. Ainda estavam relativamente tranquilas, mas com o passar das horas o ritmo vai aumentado, e com ele a música.
Em Gent está uma das mais importantes universidades do país, com o que isso implica: mais jovens, mais animação.
A Graslei e Konrelei vão chegando grupos de amigos ao cair da tarde e ainda mais ao fim de semana. Há gente de todas as idades, mas são os jovens que se juntam em grupos mais numerosos, com música em volume alto para todos todos os gostos. É normal encontrar um grupo com colunas a passar rock e poucos metros ao lado outro grupo a passar hip hop. Quem passa, ouve um pouco de tudo.
As fotos de cima e as de baixo mostram a diferença entre um final de sexta-feira e uma tarde de sábado.
E se as pessoas se vão juntando à medida que saem do trabalho, o ponto alto é, claro, a noite. As margens do rio são um dos locais mais turísticos de Gent e os restaurantes e bares garantem animação pela noite dentro.

Não se necessita recomendação para ir até Graslei ou Korenlei pois parece impossível visitar Gent sem passar por estas margens do rio Lys. A única recomendação que posso deixar é que não se contentem com a vista de dia ou a vista de noite e testemunham ambas.

Comentários

  1. Realmente, eu adoro cidades! Fico fascinada com fotografias assim. Mais do que se fossem fotografias com montes verdes.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  2. Para a semana vou estar em Gent! Vou voar no Sábado para a Bélgica, uma viagem motivada por trabalho mas em que vou aproveitar para passear um pouco (claro). Bruxelas, Antuérpia e Gent, onde vou precisamente à faculdade. Infelizmente não consegui esticar o tempo para conseguir ir a Bruges, terá de ficar para uma próxima vez. Estou na esperança de apanhar os mercados de Natal todos, mas estas fotografias já me deixaram entusiasmada :)

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar

Enviar um comentário