Turkish Mosque de Joanesburgo

A "Turkish Mosque" de Joanesburgo foi completada em 2012, é conhecida como a maior mesquita do hemisfério sul e um motivo de interesse independente de crenças devido à sua arquitetuta.
Nizamiye Masjid (ou Nizamiye Mosque em inglês) é o verdadeiro nome desta mesquita construída recentemente pela comunidade turca, em Midrand, entre as cidades de Joanesburgo e Pretória e, mais do que uma mesquita, é um complexo que incluí uma clínica, uma escola islâmica aberta ao pública para 800 alunos, restaurantes e lojas.
A "Mesquita Turca" não só é uma iniciativa da comunidade turca como também tem a sua arquitetura inspirada na cultura otomana e em especial na Mesquita Selimiye, construída no século XVI. Ainda que esta seja muito menor que a "original" impressiona pela sua dimensão, dentro e fora. Os minaretes "ficam-se" pelos 55 metros de altura.
Os tempos da construção de mesquitas com grande ostentação, tal como acontece com as igrejas, já ficou no passado, e por isso há barras e ornamentos que, acredito, noutro tempo fossem banhados a ouro mesmo, mas agora são apenas pintados de dourado. Mas os azulejos não são cópia de nada.
A mesquita é um local de culto e, por isso, aberto ao público. Está também aberto a ser fotografado mas, também por ser um local de culto, pede-se silêncio e não se fotografe quem está a orar.
Outras regras, por se tratar de um espaço islâmico, é o uso de roupas discretas, homens com joelhos e ombros tapados e mulheres cobertas da cabeça aos pés. Também está proibido comer e beber dentro da mesquita e os sapatos têm que ser removidos antes de entrar nos locais de oração (estão assinalados os locais onde é para manter o calçado, precisamente para os visitantes não-muçulmanos).
Dentro do espaço da mesquita existe ainda uma coleção de fotografias de cidades de mesquitas pelo mundo e artefactos muçulmanos.
O interior da zona de oração está forrado por azulejos e com uma decoração que capta a atenção desde o tapete ás cúpulas, passando pelos púlpitos e as arcadas.

Mais informação para visitantes no site do complexo. www.nizamiye.co.za

Comentários

  1. Muito bela esta mesquita.
    Gostei da "reportagem".
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário