Maurícias: um pedaço de paraíso na terra


Depois de Reunião, convido-vos à paradisíaca Ilha Maurícia!

Também no Oceano Índico, apenas a 45 minutos de voo da Ilha de Reunião mas muito mais famosa, pelas suas paisagens paradisíacas, está a Ilha Maurícia. E as fotografias promocionais não enganam! É mesmo assim!
Já havia vestígios de anteriores visitantes quando por lá passaram os portugueses, no início do século XVI, ainda inabitada. Não mostraram interesse e viriam a ser os holandeses os primeiros povoadores da Ilha Maurícia. Depois houve a colonização francesa e finalmente a britânica, até 1968, quando foi proclamada a Independência. Desta histórica resulta uma vasta herança, cultural e religiosa, com uma grande população hindu, mas também católica e islâmica, sendo possível encontrar templo hindus, igrejas católicas e mesquitas num só bairro ou numa só rua.

Maurícias não tem uma língua oficial e apesar de pertencer à Commonwealth (comunidade de países de língua inglesa) e à Francophonie (comunidade de países de língua francesa) o mais falado nas ruas é o criolo maurício, que originou do francês. Ainda assim, o francês está bem presente – grande parte dos canais televisivos são franceses ou em francês. E o inglês também – aprendido nas escolas e, também devido ao turismo, muito mais desenvolvido que em Reunião.

Ilha Maurícia ou Maurícias?
A República de Maurícias é um país independente, um arquipélago composto por várias ilhas. Dessas ilhas, a Ilha Maurícia é a maior e onde reside a esmagadora maioria da população, mais de 1,19 milhões num país de 1,26 milhões, sendo a segundo mais populosa a Ilha Rodrigues (a este) e havendo ainda algumas menores e menos povoadas.

É sobretudo conhecida pelos seus resorts e praias de água cristalina e de entre elas visitei Grand BaieLa Morne e La Cambuse, mas também outros dos locais mais famosos da Ilha Maurícia, como a Chamarel Waterfall, a Eureka Mansion e o mercado Port Louis, com todas as suas cores, cheiros e sabores.

É isto e mais alguma coisa que tenho para vos mostrar nos próximo artigos!

Comentários

  1. Adoro esses locais onde as religiões andam todas misturadas, e numa mesma rua tens de tudo. As fotografias estão um sonho :)

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, estou de ida dia 21/4/2018 para às Maurícias! Pode me dar dicas pf.
    Um abraço Zélia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário