Budva: a bela costa de Montenegro


Montenegro revelou-se um destino de excelência e Budva é a sua principal estância balnear.

Quando cheguei ao hostel, quase ao final do dia, e disse que queria estar na Estátua da Bailarina dentro de minutos, ao pôr-do-sol, disseram-me que era má ideia porque de lá não se via o sol se pôr.
- Mas eu não quero fotografar o sol. O sol é igual em todo o lado. Eu quero fotografar a vossa cidade. - Expliquei.
E este é o resultado, a foto acima, a Statua Ballerina a exibir-se diante de Stari Grad, o Centro Histórico, de Budva.

A viagem desde Tirana, Albânia, até Budva, Montenegro, iria supostamente demorar 4h30 mas acabou por demorar 7h00. Os meus planos para esse dia ficaram afetados, mas quando cheguei à cidade o sentimento dominante era de enorme expectativa. Expectativas que se cumpriram.

Budva é a maior estância balnear de Montenegro, este pequeno país na costa do Mar Adriático que me parece uma das mais seguras sugestões de viagem que posso dar. Um país de uma enorme beleza, para já sobretudo aproveitada por russos, mas que num futuro próximo poderá experimentar um aumento significativo de procura. Logo a Sul da Croácia, que agora está tão na moda, Montenegro tem as suas principais cidades mais pequenas que o vizinho do Norte, mais calmas e mais baratas, sem que nada falte. Pensando nisso, Montenegro é um país que fica muito alto na minha lista de recomendações, talvez até acima da Croácia.

A Stari Grad, cidade antiga, de Budva é pequena quando comparada a Dubrovnik ou Split mas extremamente encantadora, e como fiz a minha viagem de Sul para Norte, quando ali cheguei pude apreciar a sua beleza sem qualquer grau de comparação. Pude percorrer as suas muralhas por apenas €2 e sem grandes multidões e desfrutar do pôr-do-sol na sua Citadela (€3,5) sem grandes confusões.

Curiosidade: Montenegro está fora da União Europeia mas utiliza o Euro.

As praias de Budva são as melhores que encontrei no Adriático. As mais amplas e com melhor areia, ainda que bastante grossa e nalguns locais até seja difícil chamar areia comparativamente ao que encontramos em Portugal. Não sei se são as melhores de toda a costa da região, mas são as melhores que vi. A água é quente e transparente, as praias limpas. Em redor há restaurantes e bares e, mais uma vez, os preços são baratos.

O que visitar em Budva
Adorei toda a Cidade Antiga (Stari Grad) mas sem dúvida que destaco as suas muralhas e a Citadela como pontos a não perder.
Havendo tempo, recomendo que não se fiquem pelo interior das muralhas e que explorem a marginal para Este, mas destaco as praias a Oeste, sobretudo a de Morgen. É no seu caminho que está a Estátua Ballerina, um dos principais marcos da cidade e, na minha opinião, apesar da sua simplicidade é de uma enorme beleza. Ou a beleza está na sua simplicidade.

Sveti Stefan
A 20 minutos de autocarro de Budva está Sveti Stefan, outrora uma ilha, hoje ligada à praia que tem em frente. A ilha foi transformada num resort de luxo e apenas os seus clientes podem aceder, mas a beleza do local pode ser desfrutada.
Para quem tenha a oportunidade, recomendo esta visita, até para um dia de praia (ou manhã, ou tarde).

Comentários