O início de mais uma viagem - Belgrado, Sérvia


O início da minha segunda viagem de mochila pelos Balcãs!

E um ano depois, lá estava eu novamente à procura de uma cidade para iniciar uma nova viagem, para o final do verão de 2019. A única condição passava por ser nos Balcãs ou Leste da Europa, e ter dois pontos para ligar, como no ano anterior liguei Skopje a Zagreb. Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia e Roménia formavam uma hipótese no Leste, Hungria, Sérvia, Kosovo e Bulgária outra mais a Sul. Pesquisei locais de interesse em ambas as regiões e tentei imaginar conexões. Até que Belgrado e Istambul foram escolhidos como pontos, respetivamente, de partida e chegada.


Porquê Belgrado? Apenas por isso. Porque me permitia iniciar uma viagem de 3 semanas, percorrendo e descobrindo países, cidades, lugares.



Belgrado é onde se cruzam o Rio Sava e o Danúbio, é hoje a capital da Sérvia, mas foi antes capital de algo bem major, a Jugoslávia. Desde que esta surgiu, após a Primeira Guerra Mundial e o colapso do Império Austro-Húngaro, até ao início do seu desmembramento, em 1991. Primeiro Croácia, Eslovénia, Macedónia do Norte e Bósnia-Herzegovina saíram, já em 2006 deu-se a separação com Montenegro, e por último, em 2008, o Kosovo declarou uma independência ainda hoje não reconhecida pelo Governo Sérvio.

Desse período vem a Igreja de São Sava (1935), o mais emblemático edifício de Belgrado e por isso o que destinei para fotografar no meu primeiro pôr-do-sol na cidade. E mesmo depois de já me terem deixado boquiaberto as igrejas de Ruzika, São Petka e São Marco, o interior desta não deixou de me maravilhar.

Ainda não sendo religioso, e por isso pouco dado ao simbolismo destas obras, fiquei encantado com a beleza dos seus interiores, sobretudo na igreja de São Petka. Pequena,  quase escondida dentro do Parque Kalemegdan, onde outrora estava o Forte da cidade e hoje o que dele sobra, foi a que mais me impressionou.


Vlog da minha visita à Sérvia:


Viagem feita em setembro de 2019

Comentários