Um trilho ao longo do rio - Uvac, Sérvia


Relato de uma das minhas mais bonitas caminhadas, no Sul da Sérvia.
Foi uma das minhas mais bonitas caminhadas, depois de um périplo para lá chegar. Uma viagem de 6 horas num autocarro que quase perdi, por má indicação sobre o horário e algum desleixo da minha parte, de Belgrado para Sjenica, onde os turistas são uma raridade. Depois mais 15 km, maioritariamente em estrada não asfaltada, guiado pelos meus anfitriões, até meio de nenhures. "Façam as vossas compras e tragam as vossas coisas. Aqui não há supermercados", avisaram. Há um conjunto de casas, quatro ou cinco, não mais que isso, e a minha ainda à espera do reboco e pintura exterior, mas com vista para o rio. E o caminho até lá chegar, maravilhoso.

Como vizinhança, umas poucas vacas, certamente com o seu dono algures. O barulho a meio da tarde é para a construção de uma nova casa, que será também ela uma guesthouse dos mesmos donos, e depois de terminados os trabalhos apenas fica a natureza, o chocalho das vizinhas e o rio ao fundo.

Quando saí para o Miradouro, o Point of View, perspetivava-se uma caminhada de três horas para ir e voltar, com ameaça de chuva. O problema da chuva, quando se viaja como faço, não é a chuva em si. É a falta de roupa apropriada e a complicação logística para secar a que tenho antes de voltar a empacotar tudo e seguir viagem na manhã seguinte.

Com o tempo a ficar cada vez mais escuro, demorei 2h00 até ao miradouro. Perdi tempo para filmar, fotografar e apreciar um trilho fantástico, não o mais curto, mas o que a minha anfitriã me tinha recomendado, pelas vistas.

Poucas vezes percorri caminhos tão bonitos. E tão verdes!


Ao longo de duas horas encontrei apenas dois casais de caminhantes e dois cavalos. A Sérvia não é um destino popular e menos ainda fora da capital. Mas os amantes da natureza vão, de vez em quando, descobrindo estes lugares, e ao final da tarde chegaram à "minha" guesthouse três jovens eslovenas que iriam percorrer aqueles trilhos na manhã seguinte, e depois continuar para outro parque natural nas montanhas sérvias. O sul da Sérvia, o Kosovo e o norte da Albânia podem ser um excelente parque de diversões para os apaixonados pela Natureza e as caminhadas.

E ao cabo dessas duas horas de percurso, quando já tudo tinha feito valer a pena, serpenteava diante de mim o Rio Uvac, sem ninguém ao redor, num cenário idílico, a cereja no topo do bolo.

Ali queria ter mais tempo, apenas para deixar esse tempo passar, observando, contemplando, memorizando.

A ameaça de chuva cada vez mais forte, trazida por um céu cada vez mais escuro, não me deixou esquecer que, sem tempo a perder, tinha que regressar à guesthouse. Queria ter saído de novo na manhã seguinte mas a chuva fechou-me no interior até a hora de regressar à civilização. 

Estaria pronto para explorar a área ao meu redor ou repetir exatamente o mesmo trilho e ver tudo de novo. Valeria novamente a pena.

Como chegar de Belgrado a Uvac: o Rio Uvac tem outros pontos de interesse e alojamentos mas todos são difíceis de alcançar apenas com uso de transportes públicos. É recomendável ter carro à disposição.
Como queria estar alojado perto do rio para o pôr do sol e nascer do sol, reservei alojamento na guesthouse STD Stari Jasen via booking. De Belgrado apanhei um autocarro para Sjenica, que parte às 5h55 e demora 6h00m. Daí fui recolhido pela minha anfitriã, que me levou até alojamento em troca de €5 extra para combustível.
Depois do Sul da Sérvia fui para o Kosovo e, para isso, o melhor é em primeiro lugar ir para Novi Pazar. É fácil ir de autocarro mas acabei por ir num taxi compartilhando pelo mesmo preço (€3). De Novi Pazar apanhei um autocarro que ia para Skopje, na Macedónia do Norte, e meu deixou em Pristina, Kosovo.

Vlog da minha visita à Sérvia:


Viagem feita em setembro de 2019

Comentários