Madrid

Escolhemos o destino, marcamos viagem, escolhemos o hotel e decidimos tudo o que queremos ver, não forçosamente por esta ordem. E para visitar Madrid não faltam atrações. Depois de duas visitas, a última das quais há quatro anos, há sítios a rever e sítios por onde um se quer perder para ver o que não viu nem sabe que lá esteja.


Templo de Debod
Paseo del Prado
Museu del Prado

Interior Museu Thyssen-Bornemisza
Se gosta de Arte, tem no Paseo del Prado o Museu Thyssen-Bornemisza, o Museu Reina Sofia e o que Museu del Prado, unanimemente reconhecido com um dos melhores museus do mundo.

Se gosta de futebol vai gostar de visitar o estádio Santiago Bernbeu, casa do Real Madrid, e o seu museu, ou o Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madrid. Se, como eu, é mais fã de basquetebol, o Real Madrid é atual campeão europeu e o seu pavilhão, o Palacio de Deportes (ou Barclaycard Center) tem capacidade máxima para quinze mil pessoas e um jogo "comum" como o que assisti leva oito mil que lhe dão um excelente ambiente.

Se gosta de sentir as pessoas, deixe-se levar.

Comece o dia na Puerta del Sol, visite o Palácio Real e a Catedral de la Almudena, tome café na Plaza Mayor. Um café solo, como o português, ou como preferir. Atravesse a Gran Via durante a tarde, onde estão as enormes lojas de roupa mas escape da Gran Via se procura um restaurante. Suba a ver o Templo de Debod, o céu refletido no seu pequeno lago durante o dia - ou a bela iluminação depois de anoitecer. Desfrute da vista sobre Madrid. Percorra a Gran Via (também) pela noite, suba ao Circulo de Bellas Artesveja o sol cair e a cidade iluminar-se desde as alturas de um dos melhores rooftops de Madrid. Outra vista de Madrid.

Sempre que necessário, aproveite o metro, um dos melhores e mais completos da Europa, para encurtar distâncias e ganhar tempo.

Suba o Paseo del Prado pelo seu jardim até ao Palácio de Cibeles e depois pelos Recoletos até à Plaza Colón. Ou desça. Entre no Parque del Retiro. Atravesse o Bairro de Lavapiés e perca-se pela noite nos bares do Bairro La Latina - Madrid é uma cidade cuidada. Tudo está tão bem conservado, o que não estava encontra-se em processo de restauração e o trabalho contínuo da cidade de Madrid é visível em cada bairro.

Termine às 6h00 da manhã no Teatro Kapital com os seus sete pisos.

A norte, ao largo da Plaza de la Castellana e em redor do Estádio Santiago Bernabeu está a Madrid executiva, igualmente dinâmica, mas vestida de fato e gravata, com os seus arranha-céus. Suba a Castellana até às Torres Kio, as torres inclinadas, um dos símbolos da modernidade da cidade.

Ou faça o que lhe der vontade.

Não será tudo num dia, nem em dois, mas Madrid é já ali.


Gran Via
Palácio Real de Madrid
Parque del Retiro
Parque del Retiro 

Palácio de Cibeles
Palácio de Cibeles
Torres Kio

Sugestões:

Comer
Não é uma grande descoberta, mas se não conhece, prove os famosos 100 Montaditos, (que este ano chegaram a Portugal).
Próximo da Puerta del Sol, conheci a Papizza, uma cadeia de origem italiana. Pode a sua New York ser o melhor saber de "pizza" (salvo seja) que alguma vez comi? Pode.




Exposição
Até 8 de maio de 2016 está em exibição Cleopatra y la Fascinación de Egipto, no Centro de Exposições Arte Canal, junto da Plaza de Castilla. Exposição dedicada ao Antigo Egipto, com foco em Cleopatra VII e a sua adoração até aos tempos modernos. Satisfez-me sobretudo pelas peças de escultura.

Noite
Com sete pisos, a discoteca Teatro Kapital é um mundo. A pista principal é a mais comercial, dedicada à house music. A partir daí, cada piso é temático. O local para quem gosta de sair e regressar de madrugada.

Hostel
Quando encontrei o U Hostels, vi as fotografias e o preço achei que algo não podia estar certo. Era demasiado bom para o preço que apresentava. Mas estava tudo certo. Cerca de 20€/noite em beliche, quartos limpos e arrumados, luz em cada cama, balneários e casas-de-banho espaçosos e limpos, áreas comuns muito agradáveis e pessoal muito simpático. A localização é excelente, muito próximo da estação de metro Alonso Martínez, por onde passam três linhas.


Foto do site U Hostels. Mais aqui.

Comentários

  1. R: uma versão mais contida também lol

    Feliz Ano Novo :D Espero que tenhas um 2016 brutal! *

    ResponderEliminar
  2. Um óptimo roteiro e fotografias maravilhosas!

    Cátia »« Blog Meraki

    ResponderEliminar

Enviar um comentário