O forte, o castelo e a vista do Alto de Salzburgo


A arquitetura barroca é um dos símbolos de Salzburgo e o verde das torres no seu centro histórico podem ser vistas quase de toda a parte. Mas graças ao seu relevo, há miradouros que se destacam, como as varandas do KapuzinerklosterMosteiro dos Capuchinhos, e o Fortress HohensalzburgForte de Alto Salzburgo.

Como usual, o forte e castelo de Hohensalzburg está sobre uma colina, onde a visão era melhor e permitia antecipar as movimentações inimigas em situação de ataque, mas neste caso a subida é tão inclinada que motivou a instalação de um funicular para facilitar o acesso aos visitantes. Mas o que seria o destino sem a viagem? Ou a vista sem a subida?

Com construção iniciada em 1077, é um dos castelos mais antigos e bem preservados da Europa, e dentro das suas muralhas podemos encontrar os seculares canhões que o guardavam, bem como as marcas da sua história expostas no museu.
Noutras épocas do ano, seria o branco da neve, mas quando visitei Salzburgo em junho, do alto de Salzburgo, a cor dominante é o verde, na natureza e na arquitetura, com uma vista privilegiada sobre a Kapitelplatz, a Catedral - Dom zu Salzburg - a igreja franciscana - Franziskanerkirche - e, enfim, a cidade. Faltam as palavras para esta vista, que merece a vossa visita. Podem junta-la a Munique, ou a Viena, ou entre as duas. É isto que vos espera.

Comentários

  1. Parabéns e obrigado Rui. Ler o que escreves é também viajar um bocadinho. Mas quero aproveitar o comentário para referir que quando mencionas "as torres pintadas de verde" parece-me que te referes à cor da cobertura que coroa essas torres. Pois bem, aquilo não é uma pintura, mas tão somente a pátina resultante da oxidação do cobre que constitui o revestimento da cobertura.
    Cumprimentos e boas viagens ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Não sabia (talvez ignorância minha) mas já corrigi. Obrigado pelo seguimento e pela informação ;)

      Eliminar

Enviar um comentário