O Palácio Real de Madrid


Foi a minha quarta vez em Madrid, mas a primeira no Palácio Real. Já quase o tinha visitado em dezembro de 2015, estive na fila com pessoal que tinha conhecido no hostel, esperamos à conversa, quando percebemos que a fila em que tínhamos estado nos últimos longos minutos não era para o palácio mas para um presépio... pois. Dessa vez a fila para o Palácio estava longa, desta feita era inexistente. Eu e o meu irmão aproveitamos.

O Palácio Real de Madrid é a residência oficial da família real, ainda que desde há algum tempo apenas seja utilizada para situações especiais como galas, receções oficiais, entregas de prémios e outros eventos, dado que a família vive no Palácio da Zarzuela. Mais modesto que este, no exterior da cidade e uma melhor opção para preservar algo da privacidade.

Até porque para quem procura recanto, o Palácio Real de Madrid está muito longe de ser a melhor opção. Construído entre 1738 e 64, é o maior palácio real da Europa, com 135 000 m2.

Carlos III foi o primeiro Rei a habitar o Palácio Real e a disposição e decoração de muitas salas ainda remete a esse período, como o Salão de Gasparini, onde o rei se vestia. As fotos dele não abudam.

Aliás, pouco, muito pouco se pode fotografar do palácio.
Das poucas exceções é a Escadaria Principal, também umas das mais bonitas divisões do palácio, com destaque para a abóbada adornada por ricos estuques brancos e dourados em volta da pintura de Corrado Giaquinto, pedido por Fernando VI.

A riquíssima Sala de Gala (mesmo para os padrões do Palácio) é outro dos pontos altos da visita que certamente vos irá deixar surpreendidos se tiverem a oportunidade. E por fim, uma menção pessoal para a Armaria Real, que muito me agradou com a sua vasta exposição de armaduras e equipamentos utilizados nos torneios desde o século XV, por soldados e cavalos, mas também pelos membros da família real.

É uma pena que não se possa fotografar quase nada, numa altura em que cada vez mais atrações o permitem, até como forma de incentivar outras pessoas a visitar os espaços. Aqui vos deixo o possível de mostrar de uma visita que me deixou mais curioso para palácios e castelos.

Comentários

Enviar um comentário