Roma: O Monte Palatino e o Forum Romano


Roma, a Cidade Eterna! O Império Romano caiu há muito, mas Roma continua bem viva!
Desde que me recordo, tenho um encanto por Itália e sei que demorará muito a satisfazer, das praias de Amalfi ao Lago Como, das planícies verdes da Toscana às montanhas brancas dos Dolomitas. Por isso, o destino escolhido para aproveitar o fim de semana alargado pelo feriado de 1 de maio foi Roma, um dos berços da civilização como hoje a conhecemos, de onde foi governando um Império que se estendeu do Oceano Atlântico ao Golfo Pérsico, ou seja, do que atualmente é Portugal ao atual Iraque e de Inglaterra ao Egito.

E foi pelo lado histórico que esta visita se iniciou, em direção ao Coliseu, Monte Palatino e o Forum Romano.

Apesar da ameaça de chuva, a fila para o Coliseu era enorme e por isso acabamos por ir à bilheteira do Monte Palatino. O bilhete (€12) é válido para o Coliseu, Monte Palatino/Forum Romano durante dois dias (uma entrada em cada local), o que dá muito jeito atendendo ao tempo necessário para cada visita. Começámos pelo Monte Palatino e Forum Romano, dois locais num só, e, porque já se fazia tarde, deixamos o Coliseu para o segundo dia. Já com sol, como se verá pelas fotografias.


O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e por isso proporciona uma vista privilegiada para parte da cidade e alguns dos seus maiores símbolos, como a Basílica de São Pedro ou o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II.

Num dos vales formados, entre o Palatino e a Capitolino está o Forum Romano (ou o que de si resta). Ali era o centro da vida da Roma Antiga, local para discursos de imperadores, julgamentos, desfiles vitoriosos e lutas de gladiadores.
Para a visita aconselho a reservarem perto de duas horas para o conjunto dos dois locais (Palatino e Forum), mas claro que depende do ritmo de cada um e do interesse que possa ser despertado. No meu caso, mais do que a utilização histórica de cada construção, fascina-me a estética das construções, como as ruínas do Templo de Castor e Pólux (Tempio dei Dioscuri) e o Templo de Saturno (Tempio di Saturno). E pensar que as ruínas visíveis desses dois templos são de reconstruções com cerca de 2000 e 1700 anos.

Para o dia seguinte ficaria o monumental Coliseu!

Comentários

  1. Roma é uma das minhas cidades favoritas e, curiosamente, o Monte Palatino e o Forum Romano são dois locais que ainda me faltam visitar.

    ResponderEliminar
  2. Itália também faz parte do meu imaginário. Ainda só estive em Pisa, mas quero muito conhecer o resto do país - Roma incluída, claro. Um dos meus desejos é percorrer Itália de comboio (outra das minhas paixões).

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percorrer de comboio e mochila às costas deve ser um espetáculo, mas ainda assim necessário algum tempo ou várias visitas. Mas não custa planear.

      Eliminar

Enviar um comentário