Roma: o monumental Coliseu!


Depois do Forum Romano na véspera, ao segundo dia era tempo para o Monumental Coliseu!

No centro de Roma, o Coliseu (Colosseo) é de uma enorme imponência mesmo para os padrões atuais, mas desperta ainda maior admiração quando nos lembramos que foi construído há mais de dois mil anos e, além do tempo, teve que resistir a terramotos, conflitos e saques.

A manhã foi reservada para o Vaticano (de que falarei outro dia) mas a tarde do segundo dia ficou para aquele que me parece o maior ícone de Roma, o Coliseu, umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Verdadeiramente espantoso!
Construído pela dinastia dos Flávios, e por isso com o nome Anfiteatro Flaviano (Anfiteatro Flavio em italiano), estima-se que o Coliseu tinha capacidade para receber cerca de 80.000 pessoas e foi utilizado para batalhas de gladiadores, espetáculos com animais exóticos, execuções, encenações e outros espetáculos que os Imperadores organizavam para divertimento do povo (e deles próprios, claro).

Não só aos seus construtores temos que dar mérito, mas também a quem tem permitido que o Coliseu resista em tão bom estado até aos dias de hoje e mantenhamos este símbolo do Império Romano. O que em alguns sítios parece completamente esquecido, em Roma tem sido feito com esmero - preservação. Isso significa que ocasionalmente os nossos olhos (e lentes fotográficas) se deparam com gruas e andaimes, mas é algo necessário para garantir que perdura no futuro os sinais de um tão rico passado. Roma é uma cidade cheia de história, mas não parada no tempo. 

O bilhete que comprámos no dia anterior juntamente ao acesso ao Monte Palatino e o bilhete incluído no Roma Pass permitem visitar o piso térreo e o segundo piso, mas para visitar o subsolo e o terceiro piso é necessário reservar uma visita guiada própria.

Ainda assim, para o exterior não há restrições. À parte da visita ao interior e da primeira fachada que avistarem, recomendo a perderem-se um pouco em torno desta que é uma das mais impressionantes construções que já vi e da área envolvente. E, porque não, a beber um copo com vista para o Coliseu!

Reserve o seu tour ou entrada para o Coliseu


Comentários

  1. Acabei de escrever um roteiro de três dias para Roma, lá no meu blogue. Já lá estive duas vezes mas há alguns anos, tenho um amigo que foi este fim-de-semana e o tema voltou à baila. Estou cheia de vontade de regressar!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi o teu roteiro. Hei de passar lá numa outra viagem por Itália :)

      Eliminar

Enviar um comentário