Reunião: para mergulhar - Bassin Cormoran, Bassin des Aigrettes e Bassin Malheur


As quedas de água e bacias são um dos maiores atrativos de Reunião e estes são três das mais bonitos exemplos.
No oeste da ilha estão três bacias: Bassin Cormoran, Bassin des Aigrettes e Bassin Malheur, alimentadas por um conjunto de espetaculares quedas de água, sendo a mais impressionante a cascata da Bassin des Aigrettes mas, para mim, a mais bonita a de Malheur.

Seguindo os trilhos, a primeira a encontrar será a bacia Cormoran, também a mais conhecida, mas... em dado ponto, eu e dois colegas de ocasião teremos escolhido mal o caminho e a primeira que encontramos foi precisamente a última do programa: Bassin Malheur. Fizemos assim a visita às bacias ao contrário e, porque a fome apertava, deixamos de parte a procura pela Bassin Cormoran. Mas julgo que as fotografias não enganam: vale mesmo a pena!
Apesar de não apresentar queda de água, a bacia Malheur parece um recanto de paraíso perdido no meio de nenhures, e quando lá chegamos estava totalmente vazia (outros grupos lá chegariam depois). A ausência de cascata faz parte do encanto: não há qualquer barulho sem ser de pássaros, não há movimento sem ser o mesmo e o do vento, é uma paz completa.

Depois (ou antes, se seguirem o caminho correto), está a Bassin des Aigrettes e a sua enorme cascata. A mais admirável do dia!

O acesso é o mais difícil, existe gradeamento que veda o seu acesso, obrigando a escalar o primeiro e passar por baixo do segundo. Mas, com mais ou menos ajuda, todas as pessoas que por lá vi conseguiram ultrapassar os obstáculos e chegar à bacia com a sua impressionante queda de água
Como chegar: “Bassin Cormoran” no GPS deve ser suficiente. Seguem pela estrada N1 até à saída para Saint-Gilles e menos de 2 km depois, à vossa esquerda, está o Snack Bar “Les Cormorans”, o melhor local para deixar o carro. A partir daí é seguir um trilho que se inicia a norte do Snack Bar.

Comentários