Parque Nacional dos Lagos de Plitvice: o mais encantor da Croácia


E um dos sítios mais bonitos que já visitei no mundo!
Quando a Bósnia-Herzegovina, primeiro com Mostar, depois com Sarajevo, me conquistou, quase abdiquei de voltar para a costa e para a Croácia e seguir para o interior da Península Balcânica. Pensei continuar a explorar a diferença e seguir para a Sérvia em vez dos lugares mais turísticos. Mas algo me fez manter o roteiro originalmente esboçado: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

Não sei o que teria encontrado se fosse para o interior (saberei um dia), mas gostei muito de encontrar Split e Zadar e mais ainda de Hvar e do Parque Nacional de Krka. E Plitvice? Plitvice é algo de único! Incrível!


Como fotógrafo, estou bem consciente de que as cores capturadas pela máquina não são necessariamente as que os olhos veem e muitas vezes as fotografias que surgem em primeiro lugar nas pesquisas do instagram são as mais editadas. Por isso acho que nunca levei muito a sério as cores que via nos Lagos Plitvice.

Mas é real!
Um azul incrível nas águas e um verde na vegetação num Parque que nos oferece quatro trilhos principais, desde os três quilómetros e meio no mais curto até dezoito no mais longo.

No meu caso, como vinha Zadar e ia para Zagreb, o tempo que tinha disponível era o tempo entre dois autocarros, que não era muito, mas ainda assim escolhemos o percurso C, de oito quilómetros, que nos deixava bastante apertados de tempo. Por um lado, foi uma correia quase contínua que não nos deixou aproveitar o parque como teria sido possível a um ritmo mais calmo. Mas por outro foi apenas na parte final que encontramos mais algum sossego, depois de passar a parte do percurso comum aos trilhos mais curtos e, por isso, mais povoados.

Por isso, as fotografias que vos trago, em quantidade e na qualidade, não fazem justiça à beleza que vão encontrar neste parque.

Dicas para visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Uma vez que o alojamento próximo do parque é muito caro, sugiro que visitem os Lagos de Plitvice num dia de transição, por exemplo, entre Zadar e Zagreb ou entre quaisquer cidades do Sul e do Norte.

Existe transporte de autocarro com muita frequência e quando mais cedo reservarem o vosso bilhete melhor para poderem escolher uma ida cedo e um regresso tarde. Aproveite que o parque tem ao seu dispor salas para deixar a bagagem de forma gratuita.

Antes de planear a visita, considere os diferentes preços dos bilhetes ao longo do ano e tenha em atenção que as tabelas que encontra na internet podem já não estar em vigar. Para 2019, o preço para adultos varia desde 60 kuna (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) a 250 kuna (resto do ano).

Comentários