Paris: vista do Arco do Triunfo


Os Champs-Élysées sobem e vão terminar no Arco do Triunfo, nós subimos e de lá vemos a cidade!

Mas a Avenida dos Campos Elísios (Avenue des Champs-Élysées) não é a única que vai ter ao Arco do Triunfo (Arc de Triomphe), um dos monumentos mais emblemáticos de Paris e situado no centro da Praça Charles de Gaulle (Place Charles de Gaulle). A praça renomeada em 1970 após a morte do histórico general, era antes Praça da Estrela (Place de l'Étoile) e a razão do nome também explica o movimento que ali se percebe: a estrela é formada pelas doze avenidas que nela se cruzam. Doze!

O emblemático Arco foi mandado construir no início do século XIX para homenagear aqueles que perderam a vida defendendo a França nas Guerras Revolucionárias Francesas e Guerras Napoleónicas, mas ao contrário de nós o Imperador Napoleão Bonaparte nunca a oportunidade de o ver concluído. Já em 1920, ali foi instalada Tumba do Soldado Desconhecido (Tombe du Soldat inconnu), para homenagear as vítimas da Primeira Guerra Mundial, e outro dos pontos de interesse no exterior. Mas mais interesse recebe a possibilidade de tirar uma fotografia (ou a selfie da praxe) com o Arco do Triunfo ao fundo. Na extremidade da Avenida dos Campos Elísios, inclusive faz-se fila para cada um dos interessados, à vez, fazer a sua. Podem ainda observar as esculturas inseridas nos pilares do Arco ou os nomes de batalhas vencidas e generais franceses.

A subida ao topo do Arco do Triunfo custa €12 e faz-se através duma escada em caracol de 284 degraus. No topo vão poder ver quase tudo, até porque é um dos elementos centrais do Eixo Histórico de Paris (Axe historique), a via retilínea que junta monumentos, construções e avenidas históricas.

A Oeste podem ver La Défense, o centro empresarial da capital francesa, a Sudeste desde a Avenida dos Campos Elísios ao Louvre, passando pelo Obelisco da Praça da Concórdia, a noroeste a Basílica do Sagrado Coração e a Sul a Torre Eiffel.

Comentários