Airbnb: é seguro, mas respeite as instruções de segurança


Depois de vos contar a minha (positiva) experiência com o Airbnb, venho falar-vos da questão que preocupa muitos... a segurança.



A questão sobre o Airbnb que mais encontro em grupos de facebook (por exemplo no excelente grupo Amantes de Viagens, no facebook) é relativa à segurança e a resposta é positiva - sim, é seguro. Porém, existem alguns casos de pessoas que foram burladas através da plataforma e por isso é importante perceber como funciona... e ninguém quer perder tempo a ler os termos e condições dos sites que visita.

O Airbnb junta proprietários e inquilinos, os primeiros alugam casas, quartos ou camas aos segundos através da plataforma, mas as propriedades não são do Airbnb. A plataforma serve apenas de intermediário mas grande parte da responsabilidade é dos proprietários. Para poder controlar, os pagamentos têm que ser feitos exclusivamente através do site.

Pagamentos através do Airbnb e devoluções

Uma das regras do Airbnb é que todos os pagamentos e até todas as trocas de mensagens devem ser através do Airbnb. Desta forma, se o proprietário cancelar, o dinheiro será devolvido ao hóspede ou ficará em crédito para reservar outro alojamento. As mensagens através do Airbnb também permitem que, em caso de algum conflito, os responsáveis possam analisar o caso.

Alguns casos de burla e como evitar?

Alguns casos de burla dos quais já tive conhecimento foram feitos através de email. Por exemplo: os hospedes reservaram um alojamento, o proprietário/brulão ficou com acesso aos seu endereço de emails e enviou um correio a pedir transferência. As condições do Airbnb explicam que os pagamentos têm que ser feitos através do site, mas como muitos não querem "perder tempo" a ler acabam por confiar no email que recebem (e há emails de burlas que parecem muito autênticos... mas não o são). Assim, fazem a transferência para o IBAN mencionado no email, o dinheiro desaparece e o "proprietário" também. O Airbnb não tem qualquer responsabilidade sobre estes casos porque nada passou por eles. Quem fez a transferência pode ficar com as férias arruinadas.

Como evitar?

Neste caso é simples de evitar: utilize sempre o site ou a aplicação para pagamentos. Siga as instruções do Airbnb e faça os pagamentos através do mesmo.


Outras sugestões de segurança

São conselhos que se aplicam ao Airbnb mas a muitas mais plataformas ou compras online: Visite o anúncio do alojamento para ver a votação média e, mais importante, leia e interprete os comentários. Por exemplo, um comentário de 1 estrela a reclamar da dificuldade de estacionamento não é o mesmo que um comentário de 1 estrela a dizer que o proprietário não apareceu.

Comentários