Parque Nacional de Krka e as suas cascatas



É o segundo parque nacional mais visitado da Croácia e é possível nadar num local único.
 
Logo cedo, fui um dos primeiros a entrar no Parque Nacional de Krka, mas rapidamente seguido por centenas de turistas que visitavam este parque, marcado pelas suas lindas cascatas e a piscina natural na qual é possível nadar.

Quando se pensa num Parque Nacional da Croácia é geralmente, em primeiro lugar, o PN dos Lagos de Plitvice que nos vem à cabeça, e entendo que assim seja, mas será um erro não visitar o de Krka. Além da sua beleza, apenas a cerca de 90 km a norte de Split e a 80 km a sul de Zadar, é extremamente fácil fazer uma day-trip ao Parque Nacional de Krka, mesmo para quem tem menos tempo ou dificuldade em organizar-se. Quase todos os hóteis e hosteis apresentar este programa.

Não era o meu caso. E como o meu objetivo passava por ser dos primeiros a entrar e assim aproveitar alguma calma (pensava eu) antes da multidão, optei por pernoitar na véspera em Skradin, uma recomendação dos meus amigos do @paraumlugarqualquer.

Skradin é uma pequena vila onde o rio Krka encontra o mar Adriático e onde se situa uma das cinco entradas do PN, a partir da qual se pode apanhar o barco que nos leva a Skradinski buk. Que é isto:

Uma piscina natural alimentada pelas mais impressionantes cascatas do parque, de diferentes tamanhos e alturas, uma local de grande encanto.

Apesar da sinalização no local nos dizer que não podemos nadar, há desde cedo dezenas de pessoas que o fazem e a delimitação está lá para separar a “zona de banhos” das cascatas, onde aí sim seria perigoso nadar devido à força das águas. Parece que proibição sinalizada é apenas para desencorajar alguma ação menos responsável.

Mas o Parque Nacional de Krka é mais do que estas quedas de água que fazem os cartões postais e sugiro que percorram os trilhos ao seu redor para poder contemplar diferentes vistas. E dentro do parque está também o Mosteiro de Visovac, um local mencionado pelo menos desde o século XIV, numa ilha com o mesmo nome, possível de visitar de barco.

Informação: se estão a organizar a vossa visita ao parque, não se esqueçam de verificar a hora de abertura de cada uma das entradas, em função da época do ano. Informação disponível em: http://www.np-krka.hr/stranice/park-entrances/28/en.html

Visitas até ao Parque Nacional de Krka


Comentários