Península do Cabo, parte 3 - Colónia de Pinguins


Boulders Beach é uma praia na costa Este da Península do Cabo, na localidade de Simon's Town, uma das maiores atrações turísticas da Cidade do Cabo pela colónia de pinguins que lhe dá fama.
Pinguins são geralmente associados a temperaturas extremamente baixas e praias são associadas a sol, tornando-se algo surpreendente encontrar pinguins numa praia tão perto da Cidade do Cabo. Mas eles lá estão. Após percorrer um curto passadiço, lá os encontramos entre a vegetação, deitados numa rocha ou a maior parte na praia.
Os pinguins de Boulders Beach são chamados de Jackass Penguins pelo som que produzem mas também de Pinguins Africanos, para distinguir de outra espécie existente na América do Sul que faz um barulho semelhante. E vê-los ali é realmente uma experiência imperdível. São animais que, mesmo que não façam nada, fazem tudo com uma desajeitada elegância.
E parecem vaidosos. Sempre a olhar sobre si...
E com olhar desconfiado...
Depois abrem os braços, andam por lá, com o seu jeito desengonçado e ternurento, e param. Olham para os dois lados, parecem sempre desconfiados. E retornam a caminhada.
Já me perguntaram se é possível chegar próximo. Sim, muito próximo apesar de estarmos num passadiço de madeira e não com os pés na areia. Enquanto lá estive não vi ninguém tocar nos pinguins, mas creio que é uma questão de respeito, por eles que estão no seu habitat.

A visita a Simon's Town está incluída em todos os roteiros pela peninsula, apesar do acesso à colónia de Boulders Beach (60 rands) ser pago à parte. Seja numa visita organizada por alguma das muitas companhias que o fazem ou por via própria, a visita aos pinguins é uma das melhores opções para quem está de visita à Cidade do Cabo e que recomendo a todos. De uma natureza imperdível!

Comentários

  1. Ohhhh que fotografias deliciosas, Rui! Fiquei apaixonadíssima por esta praia e agora, assim de repente, só me apetece ir ver de voos para lá! É que sou apaixonada por pinguins *.*

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar

Enviar um comentário